A maioria dos negócios fechados entre marcenarias e clientes acontece através de indicação pessoal.

Então como fazer para sua marcenaria receber ainda mais indicações e vender cada vez mais móveis planejados?

Uma maneira muito simples é pedir referências após a entrega de cada projeto.

Alguns marceneiros têm medo ou vergonha de pedir referências…

Outros não sabem como pedir.

Mas a verdade é que: NÃO HÁ MOTIVOS PARA TER MEDO/VERGONHA e é super simples saber como pedir referências para conseguir novos clientes.

O medo e a vergonha normalmente estão ligados à timidez e mesmo quem não é tímido sente isso.

Mas o importante é seguir em frente, mesmo com medo e depois de algumas tentativas você vai ficar experiente e isso nunca mais vai te incomodar.

E para aqueles que não sabem como pedir indicações, aqui estão algumas dicas…

Pergunte: “Você conhece alguém que esteja precisando de planejados?

Se a resposta for sim, vá em frente e pergunte:

– Você poderia me indicar pra essa pessoa e dizer que vou entrar em contato?

PRONTO!

Eu juro que é só isso!

Apesar de ser uma técnica simples, ela é EXTREMAMENTE PODEROSA para fechar vendas.

Ao conseguir que seu cliente fale bem de você a um possível comprador de móveis planejados, você faz com que seu cliente transmita a confiança dele em você para essa outra pessoa.

 

Em outras palavras, a pessoa que não te conhece e ainda não confia em você vai “abrir um pouquinho o coração” para a sua marcenaria.

Essa abertura é IMPORTANTÍSSIMA!

Na verdade, é meio caminho andado…

Suas chances de fechar negócios após uma indicação como essa ficam ENORMES.

Mas tem um detalhe: Pra que o seu cliente te referencie, você OBRIGATORIAMENTE deve ter deixado ele satisfeito.

Cumprir o mínimo esperado, que é entregar o que foi combinado e dentro do prazo já deixa os clientes satisfeitos.

Mas se ele não tiver ficado satisfeito pergunte assim mesmo: “Você indicaria a nossa empresa?”

Já sabendo que a resposta vai ser “NÃO”, aguente o tranco e vá em frente…

Pergunte: “Porque não?” – E escute atentamente o que o cliente disser.

Essa informação vale ouro e com ela você pode garantir que os próximos clientes não ficarão mais insatisfeitos pelo mesmo motivo.

Então lembre-se: deixe seu cliente satisfeito e peça referências logo depois da entrega – Essa fórmula é aumento de vendas na certa!

E SE ESSE ARTIGO TE AJUDOU, VOCÊ PROVAVELMENTE VAI SE INTERESSAR EM SABER DE OUTRAS FORMAS PODEROSAS DE AUMENTAR AS VENDAS NA SUA MARCENARIA.

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